BEM-VINDOS A ESTE ESPAÇO

Bem-Vindos a este espaço onde a temática é variada, onde a imaginação borbulha entre o escárnio e mal dizer e o politicamente correcto. Uma verdadeira sopa de letras de A a Z num país sem futuro, pobre, paupérrimo, ... de ideias, de políticas, de educação, valores e de princípios. Um país cada vez mais adiado, um país "socretino" que tem o seu centro geodésico no ministério da educação, no cimo do qual, temos um marco trignométrico que confundindo as coordenadas geodésicas de Portugal, pensa-se o centro do mundo e a salvação da pátria.
__________________________________________________________________

domingo, 17 de fevereiro de 2008

ENTREVISTA DE SÓCRATES AO 4ª REPÚBLICA


Antes da entrevista do 1º Ministro à SIC, logo à noite, o 4R obteve uma entrevista exclusiva de Sócrates.Dividimo-la em duas partes: o passado e o futuro. Como é natural, apresentamos primeiramente a parte referente ao passado.
-Sr. 1º Ministro, desde que foi eleito, já teve duas derrotas eleitorais, mas mantém-se à frente nas sondagens. Como explica?

-Duas derrotas? Que derrotas?
-Olhe, as Presidenciais. Escolheu M. Soares para Presidente e perdeu!...

-Não! Quem perdeu foi Soares; eu e o PS ganhámos um grande sossego. Repare que até tive que me lesionar no esqui, para não estar na campanha...

-Bom, mas perdeu as Autárquicas e candidatou João Soares a Sintra e tornou a perder...

-Não! Depois de ter perdido Lisboa e Sintra, de mais a mais contra o Seara, J. Soares deu o berro e já não chateia. Como vê, ganhei!...

-Mas Carrilho perdeu Lisboa...

-Não! Aí foi uma dupla vitória. Neutralizei Carrilho, que andava alvoroçado em candidatar-se e com pio a mais, e agora até consegui lá pôr o Costa, que andava a levantar a garimpa e já me enfastiava no Governo. Ele agora tem com que se entreter e eu fiquei à vontade!..

-Bom, então tudo premeditado... Mas os problemas com Alegre também estavam previstos?

-Completamente! Alegre vai entretendo o PS. Eles lá vão falando do socialismo e debatendo à esquerda, e eu fico livre para fazer o que me dá na gana. No fim, vêm sempre comer à mão!...

-Então também meteu o socialismo na gaveta?

-Que ideia! Nunca faria como Soares!...(Olhe, até lhe digo, mas estritamente off the record, que nem sei bem o que é isso de socialismo…).
-Confirma ter sido o responsável exclusivo pelos projectos da Guarda?

-Ah, nem sabe o que me custou!... Aqueles mamarrachos envergonham qualquer sujeito. Apesar de tudo, os trabalhos que assinei nem diferem assim tanto dos do Siza!... Mas não tinha por onde escolher. Até porque, se não fosse assim, teria à perna os desenhadores da Guarda. Nenhum deles se revê no que fez!...Sacrifiquei a estética e mantive a ética!...

-Falemos do futuro. O Programa Novas Oportunidades é para continuar?

-Sem dúvida! Eu próprio sou um exemplo feliz de ter aproveitado a oportunidade de uma Universidade que ia fechar para me licenciar. Uma oportunidade única. Agora já não seria possível. Por isso criei as Novas Oportunidades!…

-As Novas Oportunidades também vão dar licenciaturas rápidas?

-Com certeza. Não descansarei, enquanto todos não forem licenciados como eu!...

-Haverá alterações na política de saúde?

-Não. Faremos é de forma diferente. Correia de Campos quis atingir os objectivos do Governo antes do tempo previsto.

-Mas quais eram esses objectivos?
-Naturalmente os de concentrar todas as maternidades numa mega Maternidade em Sines e todas as urgências numa mega Urgência na Ota, substituindo o aeroporto. É um propósito de que não abdicamos!…

-Então, mas uma parturiente de Vinhais tem que ir para Sines?

-Sim, e vemos também aí um incentivo à maternidade, propiciando às parturientes uma viagem a Sines. É uma cidade bonita.

-E quanto à política de educação?

-O Governo não desiste de levar para a frente a sua política de educação. É ponto assente.

-Mas qual é a política?

-Reprovar todos os professores e fazer passar todos os alunos. A segunda parte está conseguida. Quanto à primeira, estamos quase a conseguir, agora com a avaliação dos professores!...

-De facto, simplex, Senhor 1º Ministro!...Para terminar. O desemprego tem vindo a subir e atingimos o recorde em 2007, com uma taxa de 8%.

-Não é verdade. Nalguns dias o desemprego tem diminuído e o emprego crescido. O INE vai ter que comparar dias homólogos, em vez de trimestres ou anos. Por exemplo, ontem, dia 16 de Fevereiro, houve menos um desempregado do que no dia homólogo do ano anterior. É facto indesmentível!...

-Mas de 1 a 150.000 novos empregos vai uma grande diferença!...
-Mas vamos conseguir. O Governo é dinâmico e está a tomar medidas para fazer crescer as economias europeias. É a forma de criar emprego em Portugal.

-Muito obrigado, Sr. 1º Ministro!...

Sem comentários: